Intenção de consumo sofre quinta queda consecutiva em julho

Pela quinta vez consecutiva, a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou queda em seu principal indicador. Em julho, esse recuo foi de 0,5%, fazendo com que a ICF ficasse em 95,6 pontos. A pesquisa é divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em parceria com a Fecomércio Tocantins.

“Apesar de pequena, essa queda reflete um sentimento de precaução dos consumidores principalmente por conta dos empregos e da renda. A insegurança dos contratantes, que ocasiona diminuição dos investimentos, recaí nos trabalhadores e, consequentemente, no consumo”, explica a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.

Entre os subindicadores analisados, o que registrou a maior queda foi o que mede a Perspectiva Profissional: -6,4%. Ou seja, houve uma diminuição entre os entrevistados que acreditavam em melhorias profissionais para os próximos meses. Os demais itens relacionados ao trabalho também caíram: Segurança no Emprego, que trata do sentimento de confiança em suas ocupações, diminuiu 0,2%; já o item que mede a avaliação da renda familiar atual em comparação com o mesmo período do ano passado apresentou variação de -1,4%.

A pesquisa traz, ainda, informações sobre a visão dos consumidores para compra de bens duráveis, o acesso ao crédito e o nível e a perspectiva de consumo. A ICF está disponível para download, na íntegra, no link a seguir: https://bit.ly/32HwGno.

(Ascom Fecomércio Tocantins)

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Máquinas, Equipamentos, Peças e Acessórios para Uso na Agropecuária do Estado do Tocantins

  • Endereço:
    Rua D - Qd.10 - Lt. 1 a 5 - Nº 109 - Setor Engº Waldir Lins
  • CEP: 77423-030
  • Processo: 424
  • Telefone(s): (63) 3312-1285
    Fax: (63) 3312-1285
  • Email contato: sindimaquinasto1@gmail.com
  • Presidente:
    VALDEMIR DE SÁ